Olá, meninas!! Hoje meu post vai especialmente para quem já é mamãe. É muito comum criança querer usar maquiagem, e a dúvida é: podemos deixar?
A vaidade, até certo ponto, é importante no desenvolvimento emocional da criança. Sentir-se bonita, gostar de cuidar do próprio corpo e ter amor próprio são sentimentos importantes. Por volta dos três anos esses sentimentos começam a aparecer com maior frequência. Imitar os pais é uma brincadeira que as crianças adoram, e muitas vezes essa descoberta da vaidade vem exatamente pela imitação. Esta brincadeira é de grande importância no desenvolvimento da criança, na estruturação e conquista da identidade e na estruturação de sua personalidade. Inúmeros teóricos da Educação falam sobre a imitação (Para quem quiser aprofundar o tema recomendo Winnicot, Piaget e Vygotsky, dentre outros). Para Vygotsky, por exemplo, quando a criança imita no seu brincar o comportamento dos mais velhos, está gerando oportunidade de desenvolvimento intelectual, o imitar torna-se a base sobre a qual ocorre a apropriação do conhecimento e desenvolvimento do ser.
Então podemos liberar a brincadeira, a maquiagem? Bem, é preciso cautela. Quando a vaidade é exagerada, torna-se um problema. Um bom sinal de que há algo errado é quando a criança começa a trocar brinquedos normais para sua idade por maquiagem, ou ainda, quando ela se recusa a brincar por medo de ficar feia, desarrumada, ou ¨estragar a maquiagem¨. Quando a criança começa a mostrar tais comportamentos, os pais devem, em primeiro lugar, refletir se não estão estimulando essa ¨adultização". Brincar favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, e os pais nunca devem estimular uma conduta de adultos na criança. Caso a criança esteja dando muito importância a vaidade, e insistindo em usar maquiagem, o adulto deve ter explicar que esse é um comportamento de adulto, que algumas coisas como trabalhar, sair sozinha, usar produtos de beleza, só os adultos fazem. Lembre-se: saber dizer não, criar limites, ajudará na construção de uma personalidade sadia.
Outro aspecto importante, é que a pele da criança é diferente da pele do adulto. "O uso e a exposição crônica e precoce aos vários componentes químicos presentes em itens de maquiagens, por exemplo, pode desencadear reações alérgicas imediatas ou a longo prazo", afirma a dermatologista Selma Hélène, coordenadora do Departamento de Dermatologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo os dermatologistas, somente após a puberdade a pele ganha uma proteção mais resistente e o uso dos cosméticos pode ser liberado. Assim sendo, o uso de maquiagem desde muito cedo vai trazer uma pele horrorosaaaa pra sua menina!! Cuidado!! O uso de maquiagem especial para crianças (regulado pela ANVISA) deve ser liberado apenas para ocasiões especiais. Esse tipo de cosmético sai com água (criança não deve usar demaquilante). Jamais devemos estimular o uso rotineiro de maquiagem. A criança deve sentir-se a vontade, e não parecer um adulto em miniatura. Um aspecto importante é que a ANVISA determina que a maquiagem infantil seja usada a partir dos 3 anos (e nunca antes disso), desde que aplicada por um adulto.Somente após 5 anos ela poderá usar sozinha.
É importante entender que a maquiagem é um instrumento de sedução do mundo adulto, podendo agregar conotação erótica. As crianças estão entrando precocemente no mundo da beleza artificial. Este comportamento tem íntima relação com o seu desenvolvimento social e emocional. É comum ver meninas de apenas 8 anos com comportamentos precoces em relação a sua sexualidade (beijar na boca aos 8 anos, pode isso, Arnaldo??).
Lembre-se: se uma mulher adulta sobrevive sem maquiagem, uma criança não irá morrer se você não se render aos seus caprichos. Usar a maquiagem no momento de brincadeira, de reprodução de comportamentos do mundo adulto (a famosa brincadeira de ¨casinha¨, onde imitar a mamãe é o ponto alto) é natural. Tornar a maquiagem o ponto mais importante da vida de uma criança é completamente desaconselhado. Para as meninas maiores, de oito, nove, dez anos, o uso da maquiagem será uma tentativa de entrar na adolescência precocemente. Os pais não devem estimular esse comportamento. Uma conversa sincera com a criança é fundamental para sua compreensão. Nessa idade o uso da maquiagem especial de crianças deve ser liberado com restrições, jamais com uso diário. Nada de mandar sua filha maquiada para a escola!!! Saber controlar esses comportamentos é parte do aprendizado da mamãe. Não será fácil, mas lembre-se, você estará ajudando muito mais sua filha ao colocar limites do que liberando geral!
0 comentários:
Postar um comentário