O verão chegou com tudo, temperaturas altíssimas e o sol tomando conta do pedaço. É uma estação deliciosa, dá vontade de viver intensamente! Cariocas pensam logo em praia... É uma estação que exige muitos cuidados, seja com a alimentação, com a hidratação do corpo ou com a pele. Hoje o post é para falar de protetores. Confesso que durante muito tempo não tinha o hábito de usar, e aprendi da pior maneira possível, quando começaram a surgir manchas do sol no rosto. Como cuidei, elas desapareceram, mas a lição ficou!
Para quem não conhece, é mais ou menos assim que fica:
O sol pode trazer inúmeros problemas para a pele, como Melasmas (manchas grandes que aparecem no rosto, principalmente no das mulheres, podem também surgir devido ao uso de anticoncepcionais e a gestação), Efelides (sardas que costumam aparecer no rosto e nos ombros), Melanoses (manchas isoladas e pequenas que podem aparecer no rosto ou dorso das mãos), Queratose (a queratose actínica ou solar é um dos principais motivos de consulta ao dermatologista. É uma feridinha áspera, de cor avermelhada ou esbranquiçada, que não sara nunca. A maioria das pessoas procura um especialista para removê-la apenas por questão estética, mas a chance dela um dia virar câncer de pele é de 20%). Fonte: http://www.minhavida.com.br e http://www.mulherbeleza.com.br.
A melhor coisa para evitar esses problemas é proteger-se corretamente. Em primeiro lugar, você deve ter a consciência que todos estão sujeitos aos efeitos do sol: peles claras são mais suscetíveis, mas as morenas e negras também não ficam de fora. Outro erro é achar que só devemos nos proteger para ir à praia. Queridinha, o sol não some quando você vai para o trabalho, escola, shopping, ele está lá do mesmo jeito. Então usar protetor diariamente é lei! Além disso, até em ambientes internos sua pele também sofre: as lâmpadas comuns como a fluorescente, por exemplo, também emitem raios Ultravioletas que podem causar degradações à pele a longo prazo.
A solução mais simples é usar protetor solar! Existem alguns específicos para o rosto, são ótimos. Na verdade, o mercado está cheio de novidades e aí vale a pena avaliar qual o que você melhor se adapta.
Um dos meus preferidos é o Capital Soleil, da Vichy. Ele tem toque seco, eu adoro, porque sempre me senti muito incomodada com a melecação de certos protetores. O creme é bem espesso, branquinho, mas espalha facilmente.
Já o Anthelios XL, da La Roche-Posay é bem legal para usar com maquiagem. Ele tem cor, você pode substituir pela base. Embora ele também prometa toque seco, acho ele ligeiramente mais oleoso do que o Capitail Soleil. Mas também é muitoooo bom. Ele pode ser usado também na praia, na prática de esportes, ou seja, em qualquer situação.
Outra boa opção para o rosto é o Fotoprotector da ISDIN, que também tem cor. Ele é mais líquido que o Anthelios XL, e também acho um pouco oleoso (mas não muito, eu não usaria se fosse muito oleoso! rs). O que mais gosto nele é o cheirinho, acho uma delícia!
Outro que usei e gostei foi o protetor mousse Anthelios, da La Roche-Posay. A textura dele é bem mais espessa e deixa a pele bem lisinha, dando uma cobertura boa, como de uma base. É bem sequinho, acho ótimo para ter na bolsa.
O Minesol Serum da Roc é diferente de todos. É um serum bem leve, ótimo de aplicar, e tem secagem muito rápida, logo some na pele. Também é bem indicado para peles oleosas, já que fica bem sequinho na pele.
Para o corpo, gosto muito do Solar Expertise da L'Oreal. É oil free, não deixa a pele pegajosa e também não tem aquele cheiro forte que muitos protetores tem. A fragrância é suave e logo some na pele.
O Episol é ótimo para o corpo. Resiste bem na água ( a empresa diz que resiste a 80 minutos em imersão), e realmente oferece uma boa proteção para o sol. A absorção dele é ótima e espalha fácil.
Já testei muitas outras marcas. Das mais populares, reprovei o Sundown, ele me causa alergia, além do que acho o cheiro forte, é do tipo pegajoso, enfim, não gosto. Para quem prefere arriscar um bronzeado (eu realmente acredito que o bronzeado mais bonito é aquele que você se expõe ao sol aos poucos), sugiro o Banana Boat, dá um bronzeado bonito e co proteção. Só tome cuidado se estiver muito branquinha, pois já vi gente virar um pimentão com ele!
É importante lembrar que protetores devem ser reaplicados várias vezes ao dia, dependendo do nível de exposição ao sol e da atividade que você está fazendo (quanto maior a exposição, mais aplicações). Alguns protetores surtem efeito imediatamente após a aplicação, outros devem ser aplicados 30 minutos antes de expor-se ao sol, portanto procure ler a embalagem para fazer o melhor uso possível do produto. O horário da praia também deve ser limitado: até as 10:00 h da manhã e após as 16:00 h. Lembre-se das dicas e divirta-se ao sol!
0 comentários:
Postar um comentário