Final de ano é tempo de festas e mais festas! E no meio dos compromissos festivos, surge a dúvida : que traje usar? Algumas vezes o convite já dá a dica, mas ainda assim ficamos perdidos em meio aos diferentes termos usados no dress code. E daí as gafes começam. É importante conhecer cada tipo de traje para não errar na hora da escolha.
É o tipo mais simples e informal de dress code, totalmente casual.
OCASIÕES: Almoços, aniversários de criança, batizados, churrascos de amigos ou de empresas.
COMPOSIÇÃO: Peças leves e coloridas, como por exemplo um vestido de malha, saia ou calça com uma blusinha. Também valem jeans, bijouterias, sapatilhas, sandálias baixas ou médias. Para completar o visual, as bijuterias devem ser discretas e sem muito brilho. Acessórios e maquiagem discretos. Cabelo naturalmente arrumado.
PROIBIDO: shorts e saias muito curtas, chinelo de qualquer tipo, crocs, tênis, moletom, camiseta + legging estilo esportivo, tecidos muito nobres como tafetá, exageros como brilho.
É também chamado de Esporte Fino ou Tenue de Ville. É um “informal arrumadinho”.
OCASIÕES: Restaurantes, aniversários de amigos, teatro e vernissages, casamentos civis ou eventos que se inciam no final da tarde.
COMPOSIÇÃO: Vestidos mais compostos e de tecidos como seda ou crepe (mas não longos). Blusas, saias e calças de alfaiataria. Conjuntinhos e terninhos também podem ser usados. Os saltos aumentam conforme o sol baixa e as bolsas diminuem de tamanho.
PROIBIDO: jeans, tênis, rasteirinhas, bolsa muito grande, excesso de brilho ou decotão.
Também conhecido como Passeio completo. Meninas, hora de ser phyna!!! Ai como amo!!
OCASIÕES: Casamentos, festas de 15 anos, inaugurações, óperas, jantares e coquetéis elegantes, concertos e formaturas.
COMPOSIÇÃO: Vestido de tecido fino na altura do joelho ou longo. Os tecidos são mais sofesticados, acetinados e com brilho. Sapatos de salto alto e bolsas pequenas.
PROIBIDO: tecidos que não sejam nobres, como um vestido de malha, shorts, cara lavada e cabelos desarrumado, bolsa grande, calça jeans.
É também conhecido como Rigor ou Tenue de Soirée. Se você recebeu convite com um dress code desses, amigaaaa.... Imagine que você está indo pra noite do Oscar e monte um look poooodre de chique!
OCASIÕES: Bailes de gala, premiações, festas de pessoas influentes na sociedade, bailes de formatura, casamentos que pedem o traje e eventos especiais.
COMPOSIÇÃO: Tecidos com bom caimento, finos e fluidos, transparências e decotes. Vestido obrigatoriamente longo! Se você tem jóias super poderosas, esta é a ocasião para usar. As bolsas são pequenas, sapatos altos e penteados diferenciados. Arrase na make!
PROIBIDO: calças, saias curtas com blusa, shorts, tailleurs, terninhos, bolsas grandes, cabelo desarrumado, cara lavada, nenhum acessório.
Luxo, poder e sedução! Essa é pra ir à casamento de princesa, é tipo um Black Tie em potência máxima.
OCASIÕES: Festas com chefes de estado.
COMPOSIÇÃO: Trabalhada no brilho! Aqui você também pode incluir vestidos com cauda, ou complementar o look com estolas e peles. Abuse das jóias de luxo. É a nata, amiga!! PROIBIDO: calças, saias curtas com blusa, shorts, tailleurs, terninhos, bolsas grandes, cabelo desarrumado, cara lavada, nenhum acessório. Simplicidade, passe longe!
Importante saber que essas regras não são absolutas. O anfitrião define o dress code. Em convites informais, provavelmente você conhecerá o estilo do grupo e saberá como se vestir. Só não tente ir mais arrumada do que a ocasião pede, é muitooo deselegante. Se o convite for formal e impresso, melhor ainda, que ao saber do dress code, você pode aproveitar melhor essas dicas! Espero que tenham gostado! Arrasem!

Eu nem sabia que existia White tie.
ResponderExcluirrss... Podre de chique, né? E ainda tem o Fashion Tie (geralmente usado em festas onde pessoas influentes no mundo das artes e da moda são convidadas, deixam o convidado livre para ¨criar o seu traje¨). Quero ir numa festa White Tie... Quer dá uma não, Vivi? rss
ExcluirOi já te coloquei como afiliado
me coloca também ^^
ResponderExcluirbeijuus//inspires7