Quando fazemos uma maquiagem, muitas vezes queremos seguir um determinado modelo, fazemos tudo certinho e a maquiagem não fica boa. Isso porque cada pessoa tem características diferentes, e precisamos descobrir aquilo que valoriza nosso rosto. Uma das coisas que mais atrai na maquiagem é o olhar. Hoje vou trazer para vocês algumas dicas para valorizar cada tipo de olhar.
Muitas de vocês vão se encaixar em mais de um tipo. Tem gente que tem olhos próximos e pequenos ou grandes e caídos. Se você se encaixa em 2 ou mais tipos de olhos, leia todas as dicas, experimente as técnicas separadamente e depois junte-as. Observe como você vai se sentir melhor.
A primeira coisa que vocês precisam saber: as cores também influenciam. Cores claras aumentam o olhar, e trazem pra frente. Cores escuras diminuem e levam para trás. Então se você tem olhos pequenos, por exemplo, pode abusar de lápis branco na linha d'água. Já olhos grandes ficam melhor com lápis preto.
Este formato é totalmente proporcional e não há nada para tentar se corrigir. Então é só fazer o básico: passe uma sombra (de cor de clara a mediana) na pálpebra inteira e contorne a linha dos cílios (superiores e inferiores) com sombra mais escura. Defina o côncavo. Una a marca do côncavo ao contorno dos cílios superiores numa marca “V”, reforçada com sombra mais escura, esfumando bem. O delineador é liberado. Dá para fazer muitas coisas, é bem flexível.
É o oposto do caso anterior: o foco deve ser no canto externo. Defina o côncavo da metade dos olhos para fora e use a sombra escura para extrapolar os limites da pálpebra, ampliando o olhar. Delineado do tipo “gatinho” também é uma boa pedida para alongar a distância entre os olhos, faça o traçado bem fino na parte interna dos olhos e engrosse o traço do meio em diante. Aplique rímel nos cantos externos dos cílios. Não esqueça do iluminador no canto interno dos olhos, para aumentar mais ainda a ilusão de distância. Evite aplicar sombras claras no côncavo ou na pálpebra inteira. Esse tipo de técnica vai diminuir o seu olho do lado errado e não vai ajudar muito. Faça o degradê das sombras, use uma sombra mais clara na parte interna do olho e uma mais escura na parte externa.
Olhos grandes devem ser suavizados com efeitos de sombra e luz. Em primeiro lugar use lápis preto em toda linha d'água (inferior e superior). Use sombra escura no côncavo, esfumando em direção a pálpebra móvel. Esfume também com sombra escura junto aos cílios. O delineado pode ir do canto interno até ultrapassar o canto externo, tanto na pálpebra superior quanto na inferior, engrossando o traçado na direção externa. A intenção é “achatar” um pouco os olhos. Evite fazer o “degradê” das sombras. Não use sombra clara no canto interno. Isso vai aumentar os olhos. Ilumine abaixo da sobrancelha com uma sombra levemente mais clara que a sua pele. Prefira as cores escuras na pálpebra. Se você quiser fazer um degradê de cores, use cores próximas e não muito contrastantes. Abuse do delineado grosso, e lápis esfumado. Esfume a cor um pouco para fora do canto externo dos olhos na horizontal. Assim você vai estar alongando seus olhos e deixando-os menos proeminentes e redondos. Se quiser pode juntar a cor da pálpebra inferior com a da superior, fica lindo!
Olho fundo precisa de luz, quanto mais “luz”, melhor. Por isso, em primeiro lugar, use uma sombra iluminadora em toda pálpebra. Você até pode escurecer um pouco a área do côncavo e o canto exterior os olhos, mas sem marcar muito. Evite passar maquiagem escura no canto interno dos olhos,prefira iluminar essa área. Evite usar sombras muito claras ou cintilantes abaixo da sobrancelha. Isso vai traze-la mais para frente e acentuar a sensação de olho fundo.
Regra básica nesse caso: lápis branco na linha d’água inferior, para os olhos parecerem maiores. Se quiser um efeito ainda mais bonito, use lápis bege. Evite usar apenas uma cor de sombra na pálpebra móvel principalmente se ela for escura (preto, marrom, etc). Você pode fazer um degradê: uma sombra luminosa por toda a pálpebra e no canto externo uma sombra levemente mais escura. Aplique curvex e muito rímel no canto externo. Delineado apenas na parte externa do olho. Não faça o delineado inferior . Apenas esfume um pouco, numa linha bem fina, bem rente aos cílios. Assim você dá a impressão de mais cílios. Essa técnica junto com o lápis claro na linha interna dos cílios é muito poderosa!
É a famosa pálpebra caída, o côncavo fica escondido. É um dos mais difíceis de maquiar, pois a sombra só aparece se você está de olhos fechados (e a maquiagem borra com muito mais facilidade)!
Procure criar a impressão de que tem mais pálpebra à mostra. Na aplicação da cor escolhida para a pálpebra superior, procure ultrapassar o côncavo. Defina o côncavo mais alto do que definiria normalmente. Na pálpebra inferior, logo abaixo dos cílios, aplique a cor do canto externo até somente o centro dos olhos. Procure focar o delineador também do centro dos olhos até o canto externo, num traçado mais fino. Ilumine abaixo das sobrancelhas, mas bem rente, para colaborar com o efeito de pálpebras aumentadas. E o mais importante: esqueça os produtos cremosos ou oleosos demais! Vão borrar, manchar ou transferir, com certeza! Prefira delineador em gel, o líquido borra facilmente!
Se você tem olhos caídos, a solução é tentar voltar toda a atenção para a parte superior. Evite passar maquiagem na área inferior, principalmente lápis preto, pois isso só intensifica mais ainda o caidinho dos olhos. Trabalhe a área superior, sempre de maneira a levantar o olhar. Desenhe o amendoado dos olhos, aplicando a sombra mais escura voltada para o canto externo superior dos olhos, ultrapassando área da pálpebra e do côncavo, criando um efeito de “olhos de gatinho”. O delineador também deve ser aplicado na direção do final da sobrancelha, sempre puxando para cima nos cantos externos. O traçado pode ser mais fino, quase imperceptível na parte interna dos olhos e ir engrossando até a parte externa, ou simplesmente começar a partir da metade dos olhos. Reforce a sobrancelha e aplique um pouco de iluminador logo abaixo dela. Capriche no rímel nos cílios superiores, principalmente na parte externa. Iluminador no cantinho interno dos olhos também é bem vindo!
Lembre-se: Cada olho é diferente, o que torna muito mais difícil generalizar as dicas. Algumas dicas não vão funcionar para você, enquanto outras vão ficar incríveis. Teste toda s, defina seu estilo e arrase!
0 comentários:
Postar um comentário